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Verduras e tipos de folhas

Não deixe as verduras fora do seu cardápio, experimente as que você não conhece, inove as que você não tem muita preferência com temperos novos, molhos para saladas e modo de preparo de diferentes formas, pois toda verdura possui o seu beneficio e é muito saudável, imagine como seu corpo vai se beneficiar das fibras, vitaminas e minerais presentes nesses alimentos.

Acelga: Suas características são folhas verde-claras, macia e grande, talos largos e brancos, do mesmo ramo do repolho. Fácil de ser encontrada. Pode ser consumida crua ou cozida. Sabor levemente adocicado, suave, com textura firme. Benefícios: Fornece 2kcal por folha, em sua composição você encontra cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, ferro vitamina A, C e fibras.

Alcachofra: Somente os chamados botões são comestíveis, a base é conhecida como coração da alcachofra, dê preferência às que tem pétalas firmes, sem manchas e bem agrupadas. Deve ser fervida em água e sal, e podendo ser servida quente ou fria. Benefícios: Uma unidade (50g) tem em média 30kcal, além de ter cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, ferro, vitamina A, C e fibras.

Almeirão: É da mesma família da chicória e da alface, o almeirão possui folhas mais estreitas e alongadas e sabor amargo, normalmente é consumida crua em forma de salada. Tem propriedades nutricionais semelhantes da chicória e escarola.

Bertalha: Folhas verdes escuras e carnosas, mais arredondadas e parecida com o espinafre. Benefícios: Fornece pouquíssimas calorias e contém muitos nutrientes. Chicória e Escarola: As folhas são soltas, crespas ou lisas, pode ser consumida crua ou cozida, possui um sabor levemente amargo. Benefícios: Uma folha fornece aproximadamente 3kcal, em sua composição tem cálcio, magnésio, fósforo, potássio, vitamina C, folato, vitamina A e fibras.

Couve: Possui folhas grandes e verdes e são bem saborosa. Pode ser empregada em diversas preparações, a mais conhecida dos brasileiros é a couve à mineira , cortada em tiras muito finas e refogada. Benefícios: Uma colher de sopa desta preparação contém aproximadamente 36kcal, além de vitaminas e minerais.

Espinafre: Tem folhas pequenas e levemente carnudas, de cor verde-escura brilhante, contém muita água, após cozinhar ela reduz um pouco, normalmente é consumido cozido, pois suas folhas são ásperas quando cruas. Benefícios: Uma colher de sopa de espinafre cozido tem em torno de 15kcal. Rica em cálcio, potássio, fósforo, ferro, folato, vitamina C e vitamina A e as fibras também estão presentes.

Radicchio: É uma variedade da chicória, caracterizada por um método específico de cultura da terra, que produz folhas de coloração vermelha, normalmente é utilizado cru, em saladas. 1 folha de radicchio pode apresentar em torno de 4kcal, além das vitaminas A, C, folato e dos minerais cálcio, fósforo, potássio e fibras.

Endívia: Possui folhas brancas tem o sabor suavemente amargo. Foi obtida por manipulação humana, por meio do cultivo da chicória em ambiente escuro. Ela se torna amarga se exposta ao sol, pode ser consumida crua ou cozida. Benefícios: Podemos destacar a quantidade de fibras presente nesta hortaliça, além de vitaminas e minerais.

Alface: Esta é a verdura de maior consumo no país, sendo cultivada no mundo todo, encontrada facilmente em qualquer época do ano. Quando for comprar observe se as folhas estão frescas, firmes e viçosas. Você pode encontrar tipos diferentes, conheça alguns deles: alface lisa, americana, romana, crespa e roxa. Benefícios: Uma folha tem 2kcal. Cálcio, vitamina C, A e fibras, entre outros nutrientes estão presentes.

Agrião: Tem folhas verde-escuras e brilhantes, quando está fresco, possui sabor refrescante, é muito utilizado em saladas, em sanduíches, molhos e outras preparações. Benefícios: Um ramo tem 1,5kcal, possui cálcio, magnésio, fósforo, potássio, vitamina A, C e folato.

Rúcula: Tem as folhas espessas, tenras, divididas, longas, verde e possui um sabor apimentado. Muito utilizada crua em saladas.Benefícios: Uma folha de rúcula não ultrapassa o valor de 3kcal, contém cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, vitamina A e C e fibras.

Repolho: Ajuda a prevenir o câncer de cólon e os tumores malígnos causados pelo estrogênio e a cicatrizar úlceras pépticas. Pode causar distenção abdominal e flatulência. Quando cozido ele desprende um odor forte e desagradável de enxofre.Benefícios: Ótima fonte de vitamina C, pobre em calorias e rico em fibras.

Higienização das verduras: É muito importante fazer a higienização adequada das hortaliças antes de consumi-las. Deixe escorrer bastante água corrente sobre as folhas, até remover toda a sujeira, depois deixe de molho em água e uma solução de hipoclorito de sódio, na proporção de 1 colher de sopa para cada litro de água aproximadamente entre 15 a 20 minutos.
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