Nuova Academia
NOVIDADES VOLTAR

Os legumes e seus benefícios

Batata: Bastante nutritiva e possui poucas calorias, quando consumida com casca é rica fonte de carboidratos complexos e fibra é uma boa fonte de vitaminas C e B6, potássio e outros minerais e amido. Dica: Batatas verdes e com brotos podem conter solanina, uma substância venenosa.

Batata-doce: Excelente fonte de beta-caroteno, o que ajuda a evitar certos tipos de câncer. Apesar de seu gosto adocicado, a batata-doce tem muito amido e fornece quase a mesma quantidade de calorias que os outros tipos de batatas.

Berinjela: Possui pouquíssimas calorias, proporciona uma sensação de saciedade, porém é pobre em nutrientes. Absorve muita gordura durante o cozimento, cerca de 4 vezes mais do que uma batata frita.

Beterraba: Boa fonte de folato e vitamina C, além de possuir poucas calorias. Suas folhas são as partes mais nutritivas do vegetal, ricas em potássio, cálcio, ferro, beta-caroteno e vitamina C podem ser cozidas e servidas como o espinafre. Dica: É o vegetal que possui o maior índice de açúcar.

Brócolis: É excelente fonte de vitamina C e boa fonte de vitamina A e folato, além de ter quantidades significativas de proteínas, cálcio, ferro e outros sais minerais. Rico em bioflavonóides e outras substâncias que protegem contra o câncer, é também pouco calórico e com alto teor de fibras. Dica: Deve-se ter cuidado, entretanto, para que não cozinhe em excesso, pois libera compostos de enxofre com odor desagradável.

Cebola: Ajuda a reduzir o colesterol, a capacidade de coagulação do sangue e a pressão arterial. Seu leve efeito antibacteriano pode ajudar a prevenir infecções superficiais. Desvantagens: Baixo teor de nutrientes, porém conta com a vantagem de dar mais sabor aos pratos.

Cenoura: É excelente fonte de beta-caroteno, precursor da vitamina A, e boa fonte de fibras e potássio. É uma boa aliada na prevenção da cegueira noturna, pode ajudar a diminuir os níveis de colesterol no sangue e proteger contra o câncer. Dica: Se consumida em excesso pode dar à pele uma coloração amarelada.

Gengibre: Alivia as náuseas e ajuda a impedir enjôo em viagens.O vinho de gengibre pode aliviar as cólicas menstruais. Dica: O gengibre cru ou cristalizado pode provocar irritações na mucosa da boca e em outras membranas mucosas.

Inhame: Rico em amido, beta-caroteno, vitaminas C e do complexo B. Contém, ainda, cálcio, fósforo e ferro. É recomendado na prevenção de doenças como dengue, malária e febre amarela. Dica: Estraga facilmente e algumas variedades são tóxicas.

Mandioca: Excelente fonte de carboidratos, cálcio e fósforo. Possui também boa quantidade de vitamina C. Dica: Cuidado a mandioca brava é altamente venenosa e sua ingestão pode causar até a morte.

Nabo: Rico em fibras e possui poucas calorias e alguns compostos sulforosos que protegem contra certos tipos de câncer. Pode provocar flatulência e distenção abdominal. É fonte de vitamina C, cálcio e potássio.

Pepino: Possui baixo teor de calorias, pois é constituído de aproximadamente 95% de água. Boa fonte de fibras, possui pequenas quantidades de vitamina C e folato. O seu suco é utilizado em máscaras faciais, cremes, loções e outros cosméticos.

Pimentão: É excelente fonte de vitaminas A e C e possui poucas calorias. Aqueles de cores fortes possuem alto teor de bioflavonóides, são pigmentos vegetais que ajudam a prevenir contra o câncer, de ácidos fenólicos (inibem a formação de nitrosaminas cancerígenas) e de esterol vegetal (precursor da vitamina D que parece proteger contra o câncer).

Pimenta: Possui excelente fonte de vitaminas A e C, alivia a congestão nasal e prevenir coágulos sanguíneos que causam ataques cardíacos ou derrame cerebral. Boa fonte de antioxidantes. Contém bioflavonóides, pigmentos vegetais que parecem prevenir contra o câncer.

Quiabo: Pobre em calorias e rico em amido, apresenta alto teor de folato, é rica fonte das vitaminas antioxidantes A e C e de potássio, eletrólito que mantém o equilíbrio de líquidos no organismo e que ajuda a transmitir os impulsos nervosos.

Vagem: Com uma quantidade razoável de nutrientes e fibras, uma porção de 100 gramas de vagem cozida fornece 25% das necessidades diárias de vitamina C de um adulto, cerca de 20% da porção diária recomendada de ácido fólico, bem como uma pequena quantidade de ferro.
Fone: (19) 3405.4755
WhatsApp: (19) 9.9181.2610
Av. Nove de Julho, 1182
São Domingos - Americana - SP
contato@nuovaacademia.com.br
©Copyright - Todos os direitos reservados. Desenvolvimento Aumai Oxycom